You are currently viewing Fábrica de carne sintética na Holanda, financiada por Bill Gates, pegou fogo? Falso

Fábrica de carne sintética na Holanda, financiada por Bill Gates, pegou fogo? Falso

Bilionário Bill Gates não é dono de de supermercado 
que pegou fogo na Holanda

Bilionário Bill Gates não é dono de de supermercado
que pegou fogo na Holanda

Reprodução/YouTube Village Global

Publicações no Twitter e no Telegram, nesta segunda-feira (11), mostram um incêndio de grandes proporções em um estabelecimento na Holanda. Segundo usuários, o local era um supermercado financiado pelo bilionário Bill Gates e teria sido alvo de um incêndio criminoso.

“Fábrica de Bill Gates que produz carne sintética cultivada em laboratório é incendiada na Holanda”, diz uma das publicações, com mais de 3.000 curtidas e mil compartilhamentos no Twitter. Outros posts seguem a mesma linha.

Diferentemente do que é dito nas publicações virais, a Picnic não pertence ao bilionário Bill Gates, embora ele seja um dos investidores da rede. Também não há indícios de que o incêndio tenha sido proposital ou motivado por ligações com Bill Gates.

Na noite de domingo (10), um grande centro de distribuição da rede de supermercados Picnic pegou fogo em Almelo, no leste da Holanda. Ninguém ficou ferido.

Martijn Koolhoven, porta-voz da empresa, confirmou o incêndio em um dos centros de distribuição, mas ressaltou que as teorias conspiratórias que rondam as redes sociais não são verdadeiras.

“É falso afirmar que a instalação do Picnic danificada pelo incêndio é a fábrica Bill Gates, que produz carne sintética cultivada em laboratório e que o supermercado da Fundação Bill Gates na Holanda se concentra em alimentos da nova era”, afirma Koolhoven em entrevista ao site NewsWeek.

O porta-voz disse ainda que a causa do acidente está sendo investigada, mas que a polícia local sequer trabalha com a hipótese de que tenha sido intencional.

A relação de Gates com a empresa

No ano passado, a Fundação Bill & Melinda Gates, comandada pelo fundador da MIcrosoft e sua ex-mulher, Melinda, realizou um investimento de mais de 600 milhões de euros na Picnic.

A Picnic é uma empresa de entrega de supermercados online, que entrega os produtos encomendados para os clientes na porta de casa. Nas entregas, são usados apenas veículos elétricos — a empresa também adota outras medidas visando a sustentabilidade.

 

 

 

Crise e protestos na Holanda

 

 

 

O incêndio do centro de distribuição da rede ocorre em um momento de crise na distribuição de alimentos na Holanda. A coincidência dos fatos serviu para que usuários criassem teorias conspiratórias sobre o incêndio para relacionar com a crise, como se fosse uma retaliação.

Desde que o governo do país anunciou planos de redução do uso de nitrogênio, composto químico que é muito usado na fertilização dos alimentos, produtores e agropecuaristas demonstraram insatisfação com a medida.

Manifestantes fecharam estradas, bloquearam entradas de centros de distribuição e continuam realizando protestos. Os efeitos foram sentidos nas gôndolas de mercados, que ficaram vazias.

No entanto, a própria Picnic também foi prejudicada com os protestos, já que, como a entrada dos centros de distribuição estão sendo bloqueadas, milhares de consumidores que fizeram pedidos não puderam ser atendidos.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiário do R7, com edição de Raphael Hakime

Deixe um comentário