You are currently viewing TSE decide que Pix pode ser usado para pagamento de campanhas

TSE decide que Pix pode ser usado para pagamento de campanhas

Celular com transação por Pix

Celular com transação por Pix

MARCELLO CASAL/ AGÊNCIA BRASIL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou pagamentos por Pix para arrecadação de campanha dos partidos. Os ministros julgaram o tema nesta terça-feira (31) e foram unânimes na decisão.

O pedido partiu de uma consulta do diretório nacional do Partido Social Democrático (PSD), que questionou a possibilidade de as legendas arrecadarem contribuições de pessoas físicas via Pix, para destinar os valores às contas de doações da campanha.

O ministro Sérgio Banhos foi o relator da consulta. Ele ressaltou que essas transações serão permitidas desde que sejam feitas com chave de acesso de CPF, para garantir a identificação e a rastreabilidade das movimentações financeiras.

“Isso é compatível com o regime de financiamento de partidos e de campanha. Por essa razão, não há qualquer óbice para a utilização dessa operação bancária com o objetivo de recebimento de recursos, seja para pagamentos de despesas, seja pelas agremiações ou pelas campanhas eleitorais, desde que observadas as demais regras de financiamento e contabilidade do partido, notadamente as alusivas a fontes vedadas”, afirmou.

Na sessão, o TSE ainda permitiu o pagamento via Pix pelas contas de outros recursos e do Fundo Partidário, independentemente do período eleitoral. Também foi liberada a venda de convites para eventos visando à arrecadação de recursos fora do período eleitoral.

Deixe um comentário