You are currently viewing STF determina extradição do mafioso italiano Rocco Morabito

STF determina extradição do mafioso italiano Rocco Morabito

Mafioso italiano Rocco Morabito após ser preso pela PF na Paraíba

Mafioso italiano Rocco Morabito após ser preso pela PF na Paraíba
Record TV/Reprodução – Arquivo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou um recurso contra a extradição do italiano Rocco Morabito, condenado por tráfico de drogas e por organização criminosa. Ele é um dos foragidos mais procurados da Europa. Com a decisão do colegiado, Rocco será extraditado para cumprir as penas em seu país de origem. 

Ele foi preso em maio do ano passado, em João Pessoa, pela Interpol. Em março, a Primeira Turma já tinha autorizado a extradição. No entanto, a defesa apresentou recurso. Ao julgarem novamente o caso, os ministros decidiram negar o pedido de reconsideração do entendimento e declararam o trânsito em julgado do processo — agora, não cabe mais recurso.

Os magistrados seguiram o voto da relatora, Carmen Lúcia, que entende que os crimes cometidos na Itália também são punidos no Brasil, o que autoriza a deportação para cumprimento de pena no país de origem. Rocco seria integrante da máfia ‘Ndrangheta, considerada pela polícia italiana uma das maiores organizações criminosas do país europeu.

Deixe um comentário